Escrito em 22 novembro, 2019 em Indústria

Com o objetivo de tornar o processo operacional cada vez mais estável e controlável, a Mineração 4.0 oferece maior proximidade entre a produção real e a planejada.
Esse novo conceito surgiu a partir da aplicação das ferramentas da Indústria 4.0 no setor de Mineração, utilizando como base tecnologia e segurança, com foco no aumento de produtividade a partir da gestão dos processos de modo automatizado. Atualmente, grandes empresas que trabalham na área têm aderido à essa realidade.
Isso faz parte da atual Quarta Revolução Industrial, como referência ao conceito alemão Industrie 4.0 e um dos objetivos dessa revolução é tornar o processo operacional e produtivo mais estável e controlável. Esse processo se torna mais seguro, já que expõe um número bem menor de pessoas aos riscos encontrados no trabalho dentro de minas. Atualmente a difusão das tecnologias de big data, internet das coisas, manufatura aditiva e novos materiais, esforços vêm sendo empregados em inovação e desenvolvimento de sistemas e processos mais eficientes de produção.
Os processos automatizados além de segurança e aumento na produção, já citados acima, também trazem melhor desempenho e turnos mais longos aos equipamentos, já que não são manualmente operados, trazendo com o tempo redução de custos, implementando sistemas de controle e automação com integração rápida entre os diversos mecanismos de produção e negócios, além de plataformas digitais, padrões e protocolos de comunicação que suportem esse fluxo e integração de dados.
Os benefícios dessa nova tecnologia são muitos, desde o monitoramento de pessoas até a ventilação dento e fora da mina, enviando dados para os gestores em tempo real que conseguem acompanhar o status atual de cada atividade, os resultados obtidos.
A manutenção também é assistida de modo prioritário pela Mineração 4.0, os equipamentos possuem recursos de autodiagnostico que otimizam o reparo em eventos de falhas, informando em tempos real o problema apresentado e indicando o item a ser trocado. Este recurso impede que lotes de materiais sejam processados com valores inexatos.
É importante ressaltar que a mineração é uma atividade muito antiga e desde sempre arcaica, representada por escassez de tecnologia. A ideia da mina é o carrinho nos trilhos que traz tudo o que foi extraído através de uma picareta, ainda é o modelo visto por muitas pessoas e esse cenário tem se tornado cada vez mais cinematográfico quando pensamos no fax por exemplo, que já não possui mais nenhuma serventia nos dias de hoje. Assim também a mineração evoluiu, e hoje temos recursos como esses que a Indústria 4.0 trouxe, e que está sendo aplicado também nas minas, criando assim o termo de Mineração 4.0.
O objetivo então é o de implementar soluções para controle do volume de material movimentado da mina e de baixar: os níveis de efluentes que não são aproveitados; o consumo de água; os riscos decorrentes dos processos de beneficiamento e da deposição de rejeitos; os impactos da mina; além de aumentar os níveis de benefícios e satisfação social decorrentes das operações mineiras, diminuindo processos de fechamento de mina, possível contaminação e futura reabilitação de áreas degradadas.
Descomplicando, a tecnologia está nos dando possibilidades nunca antes imaginadas, inovações, desenvolvimento, velocidade da informação e todos nós devemos fazer parte disso, com bons equipamentos que atendam aos requisitos de cada projeto, por mais complexo que possam ser, o objetivo é nos mantermos informados sobre todo o avanço e disponibilidade de tecnologias, para que possamos elevar ainda mais a qualidade na hora de aplicarmos os equipamentos em qual quer processo industrial.