Saiba como proteger seus equipamentos com as normas do Índice de Proteção
Escrito em 18 agosto, 2022 em Matéria

Você sabia que existem equipamentos próprios para ambientes que sofrem variações de temperatura, e ainda para locais com alto índice de poeira, umidade ou vapores?

Esses fatores muito comuns nas indústrias podem comprometer a qualidade, desempenho e a disponibilidade dos equipamentos. Pensando nisso, foi criado o índice de proteção dos equipamentos, popularmente conhecido como IP, que indica a proteção do invólucro* de um equipamento elétrico contra líquidos ou micropartículas. Os dois dígitos que acompanham a sigla “IP” demonstram com exatidão seu nível de proteção.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura até o final e saiba o que é o Índice de Proteção, sua importância e vantagens para as balanças. Boa leitura!

Conheça o Índice de Proteção – IP

O Índice de Proteção, também conhecido como IP, é um padrão definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC 60529 até IP68) e DIN 40050-9 (IP69K), que classifica e avalia o grau de proteção dos invólucro de produtos eletrônicos contra a entrada de água ou poeira.

Nos instrumentos de medição, podemos encontrar algumas informações, entre elas a sigla IP que vem do inglês International Protection, demonstrando de forma exata o seu nível de proteção de acordo com a numeração como o IP65, por exemplo.

A partir do momento que se projeta e fabrica produtos, as indústrias precisam se atentar aos Índices de Proteção, evitando que os usuários venham a sofrer danos físicos, como choques elétricos e ferimentos por parte do instrumento, o que inclui pontas, aberturas e chaves de acesso.

Aprenda a interpretar o Índice de Proteção

Para interpretar o Índice de Proteção, são utilizadas as classificações documentadas pelos órgãos competentes. Esse código é quem define o grau de proteção IP, podendo ter até 3 dígitos.

Sempre que não existir um dado para especificar o grau de proteção, o dígito é substituído pela letra X, seguindo um dos critérios do IP.

O primeiro dígito é referente às partículas sólidas; o segundo ao meio líquido; e o terceiro, um caractere que aparece somente quando o nível de proteção contra líquidos está acima do nível 8, protegendo o equipamento contra possíveis jatos pressurizados.

Esse código pode ser considerado expresso como IP65, IP68 e IP69K, sendo este último o mais alto da norma de proteção e o mais indicado. É importante ressaltar que equipamentos com grau de proteção IP20 não podem ser instalados em ambientes externos, justamente por não terem proteção contra água, ficando vulneráveis a danos em seus componentes internos.

Todos os numerais que indicam as classes ou o grau de proteção devem sempre ter a sigla IP antes. Vale lembrar que os níveis de classes de proteção IP são considerados padrões internacionais definidos pela Norma IEC 60529 e DIN 40050-9 como já mencionado.

Para entender e avaliar melhor as combinações, utilize a tabela a seguir:

INSERIR TABELA

Entenda a importância do Índice de Proteção

O Índice de Proteção no grau correto permite um equipamento seguro e que corresponda às suas necessidades, junto à maior durabilidade e resistência a líquidos ou micropartículas.

A indicação de resistência fica por conta da sua adequação em ambiente interno ou externo, podendo ser instalado com atmosferas em condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos.

Outro ponto importante se dá pela economia em relação às manutenções, troca de peças e substituições. Uma vez que o equipamento é utilizado da forma correta, ele não apresenta defeitos e tem uma vida útil maior, tendo em vista que um coletor de dados de proteção tem validade aproximada de cinco anos.

Como dito, para evitar que seus equipamentos sejam danificados, é preciso se atentar ao Índice de Proteção IP, que por sua vez é um indicativo que aponta a resistência e adequação dos produtos que possam estar sujeitos a variadas condições.

Agora que você conheceu mais sobre o Índice de Proteção, foi possível entender as suas particularidades e importância para os seus equipamentos, não é mesmo? Somente uma pessoa com conhecimentos sobre o IP pode escolher de forma correta o dispositivo ideal para cada ambiente.

O que achou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos. Se você busca equipamentos de pesagem de qualidade e com Índice de Proteção de acordo com a norma ABNT IEC 60529 e e DIN 40050-9, fale com um de nossos atendentes hoje mesmo clicando aqui! Aproveite e nos acompanhe no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!