Escrito em 8 setembro, 2021 em Matéria Últimas Notícias

Os pesos padrão são ferramentas essenciais no controle de qualidade das empresas, utilizados geralmente pelos departamentos de instrumentação e metrologia, para conferência de balanças e dispositivos de ensaio nos principais setores como: laboratórios, produção e expedição entre outros.

Variam de formatos, capacidades e classes de exatidão, conforme atendimento a portaria INMETRO n° 233, de 22 de dezembro de 1994.

Indiferente do formato, da capacidade e da classe, você sabia que é possível prolongar a vida útil do peso padrão tomando alguns cuidados? Apresentamos a seguir alguns deles:

  • Recomenda-se que os pesos padrão sejam armazenados em estojos próprios, em locais cuja temperatura e a umidade sejam controladas, evitando assim que estejam expostos as variações de temperatura e dilatação.
  • Sempre quando for utilizar os pesos lembre-se de limpar o receptor de carga (prato da balança, plataforma e outros), a fim de evitar sujar o peso padrão.
  • É de suma importância a utilização de acessórios próprios para o manejo dos pesos padrão, tais como: luvas, pinças, manuseadores entre outros.
  • Lembre-se de evitar que o peso arraste nos receptores de carga, o atrito pode acabar removendo material, levando o peso a ficar fora de sua classe de exatidão.
  • Também é válido lembrar que evite o empilhamento dos pesos, visto que eles podem cair, sendo necessário uma nova calibração e também pode danificar o equipamento a ser calibrado.
  • Sempre que for necessário a limpeza, utilize as ferramentas adequadas como: flanelas, pinceis, entre outros. E lembre-se, nunca utilize materiais químico e abrasivos.
  • Assim como na maioria dos casos, a manutenção preventiva sempre é melhor que a corretiva, então respeite as periodicidades de calibração definidas em seu plano de manutenções, afinal não queremos descobrir depois de tempos que o nosso peso padrão não estava tão padrão assim, não é mesmo?

Espero que tenham gostados dessas dicas!