Calibração de aparelhos de pesagem
Escrito em 22 abril, 2022 em Indústria

Independentemente de qual seja o seguimento ou o tamanho da indústria, todas fazem uso de instrumentos de pesagem para garantir a confiabilidade dos produtos no resultado final. Utilizar as balanças de forma adequada e com a calibração em dia faz com que seus processos se destaquem em qualidade e precisão.

Portanto, sejam elas balanças comerciais ou de precisão industrial, a calibração precisa fazer parte do processo de manutenção, garantindo que os resultados em relação às pesagens sejam confiáveis. Uma calibração correta e no momento adequado evita prejuízos e garante boas relações econômicas.

Importância de realizar a calibração no tempo certo

Conforme o tempo vai passando, as balanças começam a ficar com o desempenho degradado. Ou seja, quando ela já está sendo utilizada por um tempo maior, aumenta consideravelmente a chance de ocorrer erros durante as pesagens.

Para evitar qualquer tipo de erro, a calibração deve ser realizada periodicamente – condição necessária para que todos os resultados relacionados à medição sejam confiáveis. Quando uma balança apresenta erro, o qual passa despercebido, todo o processo pode ser afetado.

Portanto, as calibrações devem obrigatoriamente ser realizadas com base em testes, sempre que um novo instrumento ou equipamento de medição for adquirido. Durante a calibração será identificado se o instrumento é confiável e se está seguro para preservar a qualidade dos produtos ou processos.

Certificado de calibração

Esse documento é emitido por um Laboratório de Calibração para que as atividades possam ser realizadas de forma segura. Um Laboratório de Calibração só consegue emitir o certificado se tiver seus processos adequados à norma NBR ISO/IEC 17025 e com padrões de referências com base no Inmetro/RBC.

A posse desse documento fornece ao cliente os erros de medição do equipamento durante o ato da calibração. Ao ser capaz de reconhecer os erros dos instrumentos, poderá  corrigi-los durante a utilização, fazendo com que as medições sejam exatas e de maior credibilidade.

Normas de gestão para a calibração

As normas são mencionadas para demonstrar a necessidade de manter a calibração em dia, abordando o tema de maneira prática e detalhada. Confira as três principais normas ISO responsáveis pela calibração correta dos aparelhos de pesagem:

  • ISO 9001:2015 : a organização precisa determinar e prover recursos necessários que assegurem os resultados válidos e confiáveis de acordo com o monitoramento ou medição a fim de verificar a conformidade de produtos e serviços;
  • ISO 14001:2015: toda organização deve assegurar que os equipamentos estejam verificados e calibrados para o uso apropriado;
  • ISO 45001:2018: os equipamentos precisam estar monitorados e calibrados para que sejam utilizados de forma adequada. A organização é a responsável por guardar informações  sobre a calibração apropriada desses equipamentos.

Quando saber qual é o momento de calibrar as balanças?

A calibração precisa ser realizada em todos os instrumentos ou equipamentos utilizados para medição, os quais tenham influência na exatidão ou validade de testes de qualidade. Com o tempo, o desempenho desses equipamentos sofre uma redução, e quanto mais forem utilizados sem a devida calibração, maiores serão os erros.

Somente um profissional capacitado é capaz de determinar o período para que a calibração seja realizada. As informações e especificações do fabricante são utilizadas como base na hora de definir um prazo para o procedimento.

Lembre-se de escolher empresas qualificadas e com certificado de calibração. Somente dessa forma será possível garantir altos padrões de serviço, aumentando a vida útil do seu equipamento.

Entenda como funciona a calibração das balanças

A forma com que as balanças são calibradas é bem simples. Pesos padrões são colocados sobre o receptor de carga, seguindo a faixa de peso que será verificada, fazendo a leitura do valor indicado no painel.

Quando esses dados são obtidos, é concedido um certificado de calibração com a indicação da faixa de erro e o valor de calibração incerto. Esses erros juntos fazem com que o usuário consiga definir se os valores estão ou não de acordo com o que é aceitável em relação aos limites.

Com a calibração concluída, a empresa também recebe um certificado com todos os resultados que foram obtidos durante o processo de calibração.

Todas as calibrações ou verificações só são registradas com os certificados. Quando realizadas de maneira externa, é obrigação da instituição avaliar o desvio, validando se o equipamento está ou não adequado. A avaliação analisa se no certificado estão presentes os dados dos instrumentos utilizados durante a calibração e se estão todos dentro da validade.

Não se trata de um processo complicado, apenas necessita de muita atenção para que nada saia do controle ou apresente falhas graves. Ao encaminhar seu equipamento para a calibração, não o faça sem antes analisar os dados, já que somente eles são capazes de garantir uma melhor adequação.

Gostou do assunto? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, além de muita informação, acompanhe-nos no Facebook e Instagram!