Aumente a vida útil dos seus equipamentos de pesagem com essas dicas!
Escrito em 8 dezembro, 2022 em Indústria

Os equipamentos de pesagens exigem cuidados para que, dessa forma, as medições sejam confiáveis e a sua vida útil seja prolongada. Um fator que faz toda diferença é justamente o intervalo entre as manutenções, o que é fundamental para um bom funcionamento.

Para garantir melhor desempenho desses equipamentos é preciso cuidar, corrigir falhas e consequentemente fazer com que dure mais. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que considerar nos intervalos das manutenções para aumentar a vida útil da sua balança?

A frequência das manutenções devem ser respeitadas, evitando que as balanças sejam expostas a riscos durante a sua utilização. Recomenda-se que essa vistoria ocorra no mínimo uma vez ao ano.

Contudo, é superimportante consultar o manual do fabricante do seu equipamento de pesagem, pois muitos deles já vem com a indicação de intervalo adequado ou contratos para as manutenções.

A seguir, veja alguns dos principais fatores que pode aumentar a vida útil da sua balança, se forem feitos nesses intervalos: 

Frequência de uso

Se a balança for muito utilizada, as manutenções devem acontecer com mais frequência, tendo em vista que as peças sofrem maior desgaste de forma natural. Por outro lado, quando usada eventualmente, podem ter intervalos maiores, principalmente quando os resultados exatos não são prioridades.

Local em que a balança está instalada

O local em que se instala a balança influencia no nível de desgaste que ela sofrerá, isso porque ela ficará exposta aos mais diferentes tipos de riscos, tendo como mais comuns:

  • exposição às variações climáticas;
  • choque e impactos durante as pesagens;
  • poeira e sujeira;
  • materiais perigosos;
  • umidade.

Criticidade do processo da pesagem

Analisar a criticidade durante os processos de pesagem torna possível definir o risco que cada um desses processos apresenta para os resultados da empresa. Se durante a pesagem, por exemplo, o produto a ser pesado for de alto valor e o seu custo elevado, será necessário que a balança apresente um resultado exato e confiável.

Se houver perdas, o prejuízo será enorme, então mantenha sempre o intervalo das manutenções preventivas em dia e, se necessário, mais curto para atender às necessidades do negócio.

Peso padrão: entenda o que é e como prolongar a vida útil desse equipamento

Pesos padrão é primordial para controlar a qualidade de pesagem em balanças e sistemas nas empresas, utilizados em sua maioria pelos departamentos de instrumentação e metrologia, especificamente para conferir equipamentos de pesagens.

Podem ser de vários formatos, classes de exatidão e capacidade, tudo de acordo com a Portaria do Inmetro nº 233/94. Você sabia que é possível aumentar a vida dos pesos padrão  com apenas alguns cuidados? Confira como a seguir!

  • Eles devem ser armazenados em estojos próprios, em locais com temperatura e umidade controladas, tudo para evitar que sejam expostos a variações de temperatura;
  • Sempre limpe o prato da balança (receptor de carga) antes de utilizar os pesos padrão para evitar sujá-los;
  • Evite que o peso arraste sobre os receptores de carga, pois o atrito pode acabar removendo material e deixando o peso errado;
  • Evite o empilhamento de pesos, afinal eles podem cair, necessitando de nova calibração, podendo ainda danificar os equipamentos;
  • Limpe os equipamentos com materiais adequados, isto é, nada de produtos químicos e abrasivos;
  • Respeite a periodicidade das calibrações.

Dicas para que os seus equipamentos de pesagem durem mais

Todos os equipamentos de pesagem sofrem desgastes ao longo do tempo de uso – um processo normal.

Mesmo que naturais, esses desgastes devem ser acompanhados, e isso fará com que as suas balanças tenham uma maior durabilidade. Para melhorar o desempenho dos seus equipamentos, acompanhe as dicas a seguir!

Realize as calibrações preventivas

Com o passar do tempo e o uso constante, é fundamental a calibração preventiva. Se isso for negligenciado, a balança pode apresentar um desvio na pesagem. Diferença essa que pode comprometer inclusive os valores da empresa.

Isso quer dizer que, calibrando sempre que necessário, é possível evitar que as pesagens sofram erros.

Verifique as condições do ambiente

O ambiente exerce grande influência sobre o uso e o desgaste dos equipamentos, afinal, cada um deles foi criado para trabalhar sob uma determinada condição. Enquanto alguns se adaptam bem a ambientes mais agressivos com poeira, água e até óleo, outros são mais frágeis e demandam medidas de proteção, como locais cobertos e longe de umidade.

Mantenha tudo limpo

Cada balança tem uma instrução específica para sua limpeza. Busque se atentar ao manual de instruções do seu equipamento para fazer limpezas corretas e periódicas. Assim, será possível eliminar resíduos que se acumulam e que podem comprometer as pesagens.

Pudemos entender que as empresas precisam estar preparadas e manter seus equipamentos sempre em perfeitas condições. Esses cuidados são necessários para evitar problemas com a pesagem e assim fazer com que durem mais.

Quer manter suas balanças em conformidade e ficar por dentro de mais conteúdos como este? Vá até o final da página e se cadastre na nossa newsletter para receber as novidades no seu e-mail!