Escrito em 10 março, 2020 em Matéria Últimas Notícias

A importância da calibração

Calibração é um dos processos mais importantes na cadeia industrial, por meio da calibração é possível identificar se um instrumento encontra-se apresentando valores aceitáveis para não interferir na qualidade ou resultado final do produto.

A calibração de instrumentos de medição é tão importante que possui os itens 7.1.5.1 e 7.1.5.2 na norma ISO 9001:2015, onde especifica que a empresa deve assegurar resultados de medição válidos para seus instrumentos, e que isso pode ser feito por meio de calibrações ou validações.

Tão importante quanto a calibração, é a avaliação dos dados obtidos no certificado de calibração com o critério de aceitação. Por meio dessa avaliação é possível determinar se o instrumento precisa passar por algum tipo de manutenção ou até mesmo se precisa ser substituído.

Mas o que é a calibração?

“Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.”

Vocabulário Internacional de Metrologia – VIM 2012

No caso de balanças, por exemplo, a calibração é um processo de comparação direta entre o valor indicado no instrumento com o valor de um padrão conhecido, por exemplo Peso Padrão. O processo visa demonstrar o resultado verdadeiro da balança, permitindo uma melhor avaliação, evitando erros, prejuízos e autuações de órgãos fiscalizadores.

Como funciona?

A calibração de uma balança, consiste em colocar pesos padrão sobre o receptor de carga de acordo com a faixa a ser verificada e fazer a leitura do valor indicado. De posse desses dados é emitido um certificado de calibração, onde consta por faixa o erro de indicação e o valor da incerteza da calibração.

O erro de indicação mais a incerteza da calibração, permite ao usuário da balança definir se os valores se encontram dentro dos limites aceitáveis. Após a calibração, a empresa recebe um certificado apontando os resultados obtidos.

Como eu sei quando devo calibrar meus equipamentos?

Os instrumentos de medição tendem a ter o seu desempenho reduzido ao longo do tempo, assim, quanto mais forem utilizados, mais tendem a apresentar erros.

Através de profissionais qualificados, é possível determinar a periodicidade para a realização do procedimento, levando em consideração as especificações do fabricante.

Para saber se uma empresa é capacitada para calibrar seus equipamentos, se certifique que ela atenda aos requisitos técnicos e organizacionais, como padrões calibrados a Rede Brasileira de Calibração, pessoal qualificado e estrutura de laboratório que permita rastreabilidade de medição. Além disso, se a empresa é acreditada pela CGCRE para serviço de calibração com base na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.