Escrito em 20 março, 2020 em Matéria Últimas Notícias

Equipamentos de medição precisam estar sempre calibrados e com a manutenção em dia para garantir precisão e qualidade na tarefa realizada.
Quando o equipamento não se encontra em perfeitas condições, ocorrem falhas no processo de pesagem, levando ao desperdício de material e perdas financeiras.
Mas quanto custa o preço da falha?
Para ilustrar quanto você perde ao não fazer a manutenção correta nos seus aparelhos, vamos considerar o seguinte exemplo:
Hipótese: Em uma linha de produção que libera pós ou respingos de materiais como minérios, fertilizantes, cereais, granulados, cana picada, bagaço, pedras, etc, é esperado que se acumulem poeiras sobre a ponte de pesagem da Balança Integradora.
Supondo que haja 100g de poeira acumulada sobre a ponte de pesagem com comprimento de 1 metro (quantia razoável), com a velocidade da esteira à 1m/s (típico).
Em 1 hora de trabalho, teremos o acréscimo de:
1m/s x 3600s = 3600m
0,1kg/m x 3600m = 360kg
Ou seja, em apenas uma hora de operação o sistema irá totalizar 360kg a mais que o real transportado, somente por conta da poeira.
Considerando, por exemplo, um turno de 10 horas de trabalho em 20 dias úteis/mês teremos:
360 x 10 x 20 = 7.200 kg/mês
Ao longo de um ano, serão:
12 x 7200 = 86.400 kg de erro!
Ou seja, ao final de um ano, o valor do erro causado pela falta de calibração da Balança Integradora equivale à 86.400kg.
Por isso, é importante manter o seu equipamento calibrado e com a manutenção em dia. Assim, você economiza tempo, dinheiro e produto.

Conheça mais sobre a Balança Integradora TETRACELL®