Informações úteis que você precisa saber sobre a calibração e manutenção das balanças
Escrito em 24 janeiro, 2023 em Indústria

Todo instrumento de pesagem, de qualquer tecnologia, sofre desgaste  com o tempo devido ao uso constante e também ao ambiente onde se encontra instalado. Por isso, a necessidade de manutenções periódicas é essencial, visando minimizar paradas não programadas e  garantir pesagens dentro das tolerâncias dos processos. 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Elaboramos este conteúdo para ajudar na definição da frequência de calibração e manutenção das balanças. Boa leitura!

O que é a calibração dos instrumentos de pesagem?

Calibração dos instrumentos de pesagem “A calibração é um conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões”, considerando também as incertezas de medição associadas.

 

Resumindo: calibrar é comparar as indicações do instrumento contra valores conhecidos de padrões.

 

O resultado da calibração é expresso num Certificado de Calibração, onde consta os procedimentos empregados, os padrões utilizados e sua rastreabilidade, a descrição e identificação do instrumento, objeto da calibração, os pontos calibrados, os erros encontrados e as incertezas associadas, além das condições ambientais durante o processo de calibração. 

 

A finalidade da calibração é avaliar a performance do instrumento, essencial para estabelecer se o mesmo continua a apresentar resultados que permitam seu uso no processo. 

 

Entenda a importância de manter as balanças calibradas

A calibração é um dos processos mais importantes para as balanças industriais, pois é por meio dela que é identificado se o instrumento está com valores aceitáveis para  que não venham a  interferir na qualidade ou resultado final do produto

 

O processo é tão importante que se faz presente na norma ISO 9001, onde deixa claro que a empresa deve garantir que os resultados de medições dos instrumentos estejam válidos.

 

Além disso, manter as balanças com a manutenção e calibração em dia pode proporcionar os seguintes benefícios:

 

  • detectar possíveis desgastes nos instrumentos;
  • evitar desperdício de matéria-prima;
  • garantir pesagens confiáveis;
  • prevenir fraudes;
  • garantir a qualidade dos produtos;
  • evitar que ocorra retrabalho.

 

Conheça os tipos de manutenções para balanças

As manutenções garantem o funcionamento adequado dos instrumentos e podem incluir: limpeza e pintura, lubrificação, reparos de rotina e ajustes. Além disso, existem três tipos de manutenções para balança. Confira a seguir!

Manutenção preventiva

Responsável por atuar de forma periódica na prevenção de falhas nas balanças. Esse cuidado faz com que problemas sejam evitados, inclusive acidentes.

 

Nesse tipo de manutenção, normalmente são realizados procedimentos, como limpeza do equipamento, ajustes, troca de peças que normalmente apresentam desgaste e checagem das medições.

 

O serviço preventivo é realizado por um técnico que procura manter sempre o bom funcionamento dos instrumentos.

Manutenção corretiva

Na manutenção corretiva acontece um reparo do instrumento sempre que ocorrem erros ou paradas no seu funcionamento. Com isso, a ideia é corrigi-los proporcionando a volta adequada do seu desempenho, com o equipamento funcionando perfeitamente.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva não é programada, pois busca observar a operação normal do instrumento. Portanto, fica mais fácil avaliar possíveis defeitos que venham a interromper o funcionamento da balança.

 

Essa observação minuciosa permite detectar pontos de fragilidade passíveis de causar problemas mais sérios, permitindo uma atuação mais precisa. O foco é justamente encontrar possíveis falhas que possam prejudicar o processo.

Saiba como definir a frequência de calibração e manutenção da balança

 

A frequência de calibração e manutenção depende de diversos fatores. O primeiro deles é o local de instalação, pois se o instrumento for instalado onde há grande movimentação, local aberto ou exposto a variações climáticas, poderá sofrer desgaste mais rápido do que aqueles bem armazenados. Assim, ambientes mais agressivos  implica na redução da frequência de calibração e manutenção.

 

Uma balança utilizada em indústria com grande fluxo de veículos pesados, exposta à poeira, por exemplo, necessita da manutenção preventiva com um intervalo menor. 

 

Outro ponto importante é a forma com que a balança é operada. Tenha em mente que são instrumentos de precisão e devem ser manuseados com cuidado, evitando impactos na hora de colocar a carga e ao acionar o teclado de funções.

 

Portanto, utilização mais frequente e com muitos operadores indica redução na periodicidade de manutenção e calibração.

 

Sendo assim, o tempo para calibração e manutenção depende das condições e locais onde os instrumentos serão utilizados. Balanças com manutenção e calibração adequadas têm sua vida útil aumentada, diminui paradas dos processos e evita desgastes naturais pelo tempo, garantindo pesagens dentro das tolerâncias do mesmo processo.

 

Nossa sugestão é que o cliente faça um estudo de sua instalação, onde o instrumento será utilizado. Havendo algum histórico, estabeleça uma periodicidade menor, e acompanhando este histórico, atue para modular a periodicidade.

 

Ademais, esse cuidado com as balanças é essencial para manter tudo em ordem, desempenhando as funções da forma correta.


Se você está em busca de balanças ou serviços de qualidade, nós podemos ajudá-lo. Clique aqui e conheça tudo o que a Alfa Instrumentos tem para que você cuide dos seus instrumentos de pesagem de forma adequada!