Balanças e seus principais problemas na hora da pesagem
Escrito em 21 novembro, 2022 em Matéria

Balanças são equipamentos de pesagens bem conhecidos e muito utilizados em indústrias, estabelecimentos comerciais e até mesmo por prestadores de serviço. 

Conhecidas por transmitir confiabilidade durante os processos, são equipamentos que demandam precisão, ou seja, os erros devem ser evitados e as calibrações periódicas precisam ser feitas no tempo certo

Evitar problemas durante as pesagens faz com que prejuízos sejam evitados e a produtividade melhore. Porém, você sabe quais são os principais problemas? Como evitá-los? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto. Vamos lá!

Entenda o que são os problemas de pesagens

Erros de pesagem podem ser definidos como deficiências apresentadas durante o uso dos equipamentos, em sua maioria por questões operacionais ou de manuseio.

As balanças são consideradas itens de precisão, o que demanda cuidados durante o seu uso, tudo para garantir um funcionamento perfeito e resultados confiáveis. Sendo assim, os problemas podem surgir no momento da aquisição, quando se faz uma escolha errada, quando é instalada em locais errados ou ainda com uma calibração vencida.

Todos esses imprevistos podem ser evitados, desde que regras metrológicas rigorosamente definidas pelo Inmetro sejam seguidas e os cuidados durante o uso sejam tomados.

Conheça os principais problemas durante as pesagens

Definitivamente, as balanças são fundamentais para qualquer indústria. A maioria dos produtos e insumos exigem equipamentos calibrados para fornecer informações precisas e garantir um ciclo de produção seguro.

Mas, para que isso ocorra, alguns pontos devem ser observados durante os processos de pesagens. A seguir, confira os principais problemas que podem ocorrer ao longo do processo e como eles podem ser corrigidos ou evitados. Entenda!

Nivelamento

Antes mesmo de começar a realizar as passagens, é fundamental garantir que o equipamento esteja na posição correta e nível adequado. Isso porque, só assim o valor gerado será correto. 

A partir do momento que o nivelamento esteja inadequado, o prato ou superfície da balança não fica plano e consequentemente os resultados no visor não serão eficazes, afinal, estão errados.

Carga mínima

O Inmetro informa por meio da Portaria 236/94 que toda balança fabricada em território nacional tem por obrigação constar a identificação de carga mínima. Isso quer dizer que, o valor mínimo recomendado que o equipamento suporta deve ser identificado.

Essa informação é super importante e evita que pesagens abaixo dos valores mínimos sejam realizadas, ocasionando em erros e comprometendo as medidas.

Trocar o local do equipamento

Mudar a balança de lugar pode ser considerado um dos erros mais comuns durante o manuseio do equipamento. Sempre que instalada e calibrada em um local, a balança não deve ser retirada ou movida da sua posição. Isso faz com que a sua metrologia perca a eficácia, deixando de garantir confiança nas pesagens.

Problemas no controle de estoque

Sim, é preciso evitar problemas ao controlar o estoque, principalmente se a sua indústria atua na venda de alimentos por peso. É fundamental que se tenha um controle de estoque junto a uma balança que dê informações de pesagens precisas.

Durante o envio de mercadorias, por exemplo, a balança deve apresentar informações precisas em sua maioria, um processo feito para evitar que sejam enviados itens faltantes ou a mais, o que pode sobrecarregar o meio de transporte.

Cuidados capazes de evitar problemas com a balança

A maioria dos problemas acontecem por conta da operação das balanças ou ainda no momento da sua instalação. Para manter um processo de pesagem em perfeito estado, é necessário alguns cuidados. Confira alguns deles:

  • No momento da pesagem verificar se a indicação de peso está zerada;
  • Manter o local de pesagem limpo, seco e sem objetos fazendo peso no equipamento;
  • A balança precisa estar lacrada, pois é esse lacre que vai impedir violação no equipamento. No caso de lacre rompido, a balança pode estar suscetível a erros;
  • É fundamental que o equipamento tenha o selo do Inmetro junto à data de validade da última fiscalização;
  • Mantenha sempre a balança nivelada, pois o desnível pode causar erros na pesagem.

Por fim, podemos concluir que um dos principais problemas é uma balança que não funciona da maneira correta, e para evitá-lo é preciso manter o equipamento sempre em perfeito estado. Para garantir pesagens corretas, mantenha a saúde da balança  em dia, começando pela escolha do equipamento ideal para as suas necessidades.

Não se esqueça dos suportes técnicos e das calibrações nas datas corretas. Se precisar de uma balança ideal para atender ao seu negócio ou ainda uma assistência técnica completa, nós podemos ajudar. Clique aqui e fale hoje mesmo com a equipe Alfa Instrumentos!